
"Simplificar significa, então, facilitar o acesso ao que interessa,  ao conteúdo dos fatos da vida, das coisas que usamos e das mensagens que  queremos passar. Isso explica tudo. Aliás, a palavra explicar significa  exatamente “tirar as dobras”, alisar a folha que contém nossas ideias.  Só explica quem quer simplificar. Quem não quer, complica.
(...)
Há uma diferença fundamental entre ser simples e ser simplório. Os  simples resolvem a complexidade, os simplórios a evitam. Eu conheço  pessoas sofisticadas, intelectualizadas, que levam uma vida plena,  realizam trabalhos difíceis, apreciam leituras profundas e têm hábitos  peculiares. E continuam sendo pessoas descomplicadas. Conheço também  pessoas simplórias, com pouca profundidade, que realizam trabalhos  repetitivos, que têm poucas ambições, que apreciam rotinas e evitam os  sustos de uma vida aventurosa. E mesmo assim são pessoas complicadas,  para elas tudo é muito difícil, em geral impossível.
Não, ser simples não significa evitar o complexo, abrir mão da  sofisticação, negar a profundidade, contentar-se com o trivial. Ser  simples significa olhar com olhos plácidos a esfinge da complexidade e  decifrá- la muito antes de correr o risco de ser por ela devorado.
(...)
Há pouco assisti a um vídeo sobre a vida de Picasso, em que ele  aparece desenhando a pomba que se tornaria o símbolo adotado pelo  Congresso da Paz de Paris. É inacreditável como ele fez aquele desenho,  tão simbólico, com tamanha facilidade. Um traço leve e lá estava a pomba  com seu ramo de oliveira. Simples como a paz.
O artista nos mostrou isso através de sua genialidade, só que esta foi  desenvolvida a partir de longas horas de estudo e dedicação. Antes de  ser simples, Pablo Picasso foi complexo, estudou anatomia humana,  desvendou Cézanne, deformou faces, criou o cubismo, aprofundou-se em  arte africana. Ou seja, levou tempo para fazer coisas simples. Aliás,  foi ele mesmo que disse que “leva-se muito tempo para ser jovem”,  atribuindo à leveza da juventude a maturidade de ser descomplicado."
Leia o artigo inteiro clicando aqui.
 
me tirou um sorriso daqueles serenos e simples.
ResponderExcluir