domingo, 4 de julho de 2010

Domingo



Com uma certa frequência ouço pessoas dizerem que odeiam o domingo.
Curiosamente, tenho observado que sinto exatamente o contrário, domingo tem sido meu dia favorito na semana.
Enquanto para alguns a sensação que predomina é a de que o fim de semana está acabando, ou pior, que a segunda-feira está cada vez mais próxima, pra mim o domingo é um dia 'fora da semana'.
Pouca gente sai na rua, especialmente de manhã, e vejo mais pessoas idosas saindo para fazer mercado ou simplesmente passear.
Existe, pra mim, algo de mais apropriado para sair da minha rotina e de meus hábitos e me observar um pouco, observar a cidade e observar as pessoas.

Hoje vejo o domingo como uma oportunidade. Uma oportunidade de sair um pouco de um contexto que predomina hoje, de que tudo é feito para atingir um objetivo, para otimizar da melhor forma possível o tempo, e fazer o maior número de coisas possíveis com nosso 'tempo livre'.
Às vezes é interessante experimentar um pouco do intransitivo, não necessariamente ser algo ou fazer algo, mas sim apenas ser, ou apenas fazer, sem expectativa ou objetivo.

Como diz Gilberto Gil na canção 'Domingo no parque':

Amanhã não tem feira
Ê, José!
Não tem mais construção
Ê, João!
Não tem mais brincadeira
Ê, José!
Não tem mais confusão
Ê, João!...


Mesmo gostando tanto do domingo, enquanto escrevo ele está no seu finzinho, já são 21:23...
E isso não me angustia. Nem um pouco.

2 comentários: