sexta-feira, 29 de janeiro de 2010

Movimento transpessoal



" A palavra transpessoal foi introduzida no começo do século XX por William James, C. G. Jung e, mais tarde, por Gardner Murphy. Entretanto, quem melhor desenvolveu o assunto foi Ken Wilber, compreendendo em sua obra uma grande teoria da consciência humana e sua evolução àquilo que ele chama de Espírito, a força animadora e unificadora e a inteligência do Universo que os humanos podem identificar de muitas maneiras: pelo amor, pelo reconhecimento do que é comum nos outros e em nós mesmos e pela experiência mística.
(...)
O termo estudos transpessoais refere-se ao estudo disciplinado de experiências e comportamentos humanos observados ou relatados, nos quais um sentido individual aparece e se estende além dos seus limites comuns para englobar aspectos da vida ou do Cosmos mais amplos, largos ou profundos.
Estudos transpessoais podem centrar-se nas implicações éticas ou morais de tais comportamentos e experiências; temas culturais ou relacionados com textos; processos de desenvolvimento e evolucionários; aplicações na educação, saúde, mudança social e outras áreas; ou uma série de outros tópicos."


Um comentário:

  1. Cara, a gente precisa fazer uns estudos transpessoais. Sério mesmo. É o meu projeto de vida montar uma escola que desenvolva justamente essa transpessoalidade. Ow... a gente ta perdendo tempo! hahaha Juntemo-nos tu, Açucena e eu!

    ResponderExcluir